-_Ícone 2 Pessoas - Branco .png

Polissonografia (PSG) * 


O que é?

A polissonografia (PSG) é um dos principais exames realizados em Medicina do sono, tendo como objetivo monitorizar parâmetros fisiológicos e comportamentais durante o sono, tais como a atividade respiratória, a frequência cardíaca, a saturação de oxigénio, a atividade cerebral (fases e ciclos do sono, número de despertares, etc.), os movimentos e a postura enquanto se dorme.

Este exame inclui o registo de eletroencefalograma (EEG), eletro-oculograma (EOG), electromiograma (EMG), electrocardiograma (ECG), respiração (fluxo aéreo e esforço respiratório torácico e abdominal), oximetria, pulso periférico e ressonar. Pode também incluir um registo de vídeo, indicado para casos em que é relevante avaliar padrões de comportamento durante o sono (sonambulismo, terrores noturnos, comer noturno, entre outros).

A PSG é considerada o padrão de ouro para o diagnóstico de distúrbios respiratórios relacionados com o sono, como a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). É também solicitada para investigar outros distúrbios do sono, incluindo a narcolepsia, movimentos periódicos do sono, bruxismo e distúrbio comportamental do sono REM.

Pode ser necessário repetir periodicamente este exame de sono, de maneira a observar a evolução terapêutica após tratamento de algum distúrbio do sono.

 

Como é realizada?

A PSG pode ser realizada:

  • Em laboratório: o paciente passa a noite no laboratório de sono, num quarto próprio e confortável, sendo o seu registo supervisionado durante a noite por um técnico especializado.

  • Em ambulatório: o registo é realizado em casa do doente, após a montagem do equipamento ser feita no laboratório de sono por técnicos especializados.

Como me posso preparar para este exame?

 

  • Procure descontrair e fazer a sua rotina o mais próximo possível do habitual

  • Caso seja feito em laboratório, é importante confirmar os procedimentos de cada entidade. Habitualmente é necessário levar pijama, comida (se for necessário), chinelos de quarto, produtos de higiene, água, livro caso goste de ler antes de adormecer (outros objetos da rotina de sono), medicação que toma atualmente

  • Para quem faz o exame em casa, é importante saber que não pode conduzir com o equipamento ligado, sendo necessário assegurar a deslocação até casa. Na manhã seguinte, o paciente pode retirar os fios e entregar o equipamento no local onde se realizou a montagem.

 

Se precisa de fazer um exame do sono, entre em contacto connosco.