Educação do Sono em Escolas
Clínica
A primeira linha de intervenção na área do sono é sempre a prevenção.
Estudos anteriores já comprovaram a eficácia e sucesso de iniciativas de educação do sono para crianças e adolescentes, sobretudo em relação ao desenvolvimento saudável, ao sucesso escolar, aos níveis de agressividade nas escolas e na redução de comportamentos de risco.
Em Portugal, a experiência do Projeto Sono-Escolas, realizado entre 2010 e 2017 pela equipa constituída por Teresa Paiva, Helena Rebelo Pinto e Teresa Rebelo Pinto, representou um passo importante neste domínio, abrangendo centenas de escolas por todo o país e milhares de estudantes. No âmbito deste projeto, foi construído um modelo teórico de enquadramento, bem como ferramentas e instrumentos para a formação e intervenção com estudantes, professores, educadores e encarregados de educação.
Com base neste modelo de intervenção, a equipa da Clínica Teresa Rebelo Pinto desenvolve programas de educação do sono em escolas, dirigidos ao ensino pré-escolar, básico e secundário, orientados para a promoção da qualidade do sono dos alunos e suas famílias.
Se pretende promover a qualidade do sono na sua escola, entre em contacto connosco.