-_Ícone Olhos - Branco.png

Consulta do Sono

Destina-se a pessoas com queixas ou dúvidas relacionadas com o Sono. O objetivo desta consulta é diagnosticar e intervir na vertente comportamental e emocional das patologias do sono em bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

 

Quem tem queixas de Sono procura ajuda em muitos contextos diferentes, que envolvem médicos de várias especialidades, medicação não prescrita ou terapias alternativas. Nesta consulta, ajudamos também a identificar as especialidades dentro das ciências do Sono que mais se adequam à sua situação, facilitando o encaminhamento para profissionais certificados em Medicina do Sono, garantindo assim maior sucesso terapêutico.  

 

Embora focados nos aspetos psicológicos, entendemos o Sono como um tópico complexo, que envolve aspetos comportamentais, emocionais, fisiológicos, biológicos e médicos específicos. Através de metodologias próprias das Ciências do Sono, é possível diagnosticar e intervir na terapêutica de insónias, hipersónias, parassónias, distúrbios circadiários do ritmo sono-vigília, problemas respiratórios e do movimento associados ao sono.

Se tem dificuldades relacionadas com o Sono e não sabe como resolvê-las, esta consulta é para si. 

Saiba mais em baixo sobre as abordagens em que nos baseamos.

Na primeira consulta, através do diagnóstico diferencial, é definido um plano terapêutico que vá realmente ao encontro das queixas iniciais, evitando assim sucessivas tentativas terapêuticas sem sucesso. 

A nossa intervenção em Psicologia do Sono baseia-se nas seguintes abordagens:

_RGB_I_I-03.png

Intervenção Psicológica

Para quando são identificados aspetos afetivos que interferem no sono e que precisam eles próprios de ser considerados.

_RGB_I_I-04.png

Abordagem cognitivo-comportamental da insónia 

Tratamento não farmacológico, é a recomendação terapêutica de primeira linha para os diferentes tipos de insónia.

_RGB_I_I-05.png

Educação do sono

Esclarecimento sobre o funcionamento do sono nas diferentes fases da vida, desconstrução de mitos e prevenção do agravamento de distúrbios do sono.

_RGB_I_I-06.png

Alteração de estilos de vida

Apoio na adaptação de rotinas e hábitos para favorecer a qualidade do sono ou a adesão a terapêuticas que cada distúrbio do sono implica (ex: medicação, utilização de CPAP, fototerapia, perda de peso).